Recent Posts

5 de maio de 2009

A fuga da realidade

Photobucket
Ontem assisti uma cena curiosa. Caminhando apressado – em meio a tantos outros na mesma situação – pelo centro da cidade, olho para o lado e vejo um cachorro andando em apenas três patas. Eis então que uma menina, comendo aqueles salgadinhos de pacote, se curva diante do bichano e o serve do banquete. Uma alma caridosa? Talvez... Nem tanto.

Há no mínimo 10 passos do cachorro estava um mendigo – em meio a tantos outros na mesma situação - por sorte eu o avistei observando a cena da menina com o cachorro. E também observei seus olhos de desaponto quando a mesma por ele passou sem se quer curvar-se.

Vou confessar, a cena mexeu comigo a ponto de eu parar, atravessar a rua, entrar em uma dessas lanchonetes populares que vendem “PASTEL + SUCO. SÓ UM REAL” (que provavelmente, assim como eu, você nunca havia entrado numa antes) e levar o pastel engordurado e o suco até o mendigo, que curiosamente, assim como o cachorro, também não tinha uma perna.

O que fez a menina julgar mais importante o cachorro do que o mendigo? Eu realmente acho que boa parte da humanidade desenvolveu a capacidade de fingir não enxergar o que lhe incomoda. Talvez aquela menina tenha visto o mendigo e tenha até tido vontade de oferecer a ele o seu precioso salgado, o que faltou a ela foi coragem de “enfrentar” um ser humano estraçalhado pela vida. O cachorro não pode dizer que sente dor, que sente fome, que sente frio, que sente abandono e desprezo. Ele não pode falar a ela que foi esquecido... Que ninguém o alimenta, nem o afaga. Não o leva no pet shop, ou muito menos o veste de Papai Noel no Natal. O mendigo ainda fala. Isso a vida não pode tirar...

Ao entregar o alimento ao mendigo, eu não ouvi nenhuma queixa – eu as enxerguei nos seus olhos. Apenas recebi um sorriso queimado e um: - Deus lhe pague meu filho. Afinal a voz, sua vida ainda não pôde tirar.

Nathan Lilja

2 comentários:

Edu Sampaio disse...

Ai, que coisa hein!
:S

Darlan disse...

ai ai poise


tu sabe que eu acho que o precoceito em relaçao aos mendingos e terrivel...
sao alguns que sao ruins e perigosos acabam manchando os outros

e tipo
eu acho um absurdo uma pessoa nessa situaçao sendo que o o governo leva todo o nosso dinheiro sabe
e coloca aonde?????
o governo faz tantos ''programas'' e nao faz nada por estas pessoas...o caso e que nao deveriamos julgalas cmoo
ahhh e humano vai arranjar um emprego!!!!
mas cmo uma pessoa sem escola,casa uma base qualquer vai fazer isso???
e nesse momento que a vergonha de ser brasileiro esta estanpada na nossas caras pra todo mundo ver!


triste!