Recent Posts

15 de março de 2009

Quem quer ser um milionário


Minhas expectativas para o filme eram tímidas, pouco antes de ir assistir eu comentei com um amigo “eu duvido que seja melhor do que Benjamin!”. Ele me disse que eu iria me surpreender. Sim, eu me surpreendi. Sim, é melhor do que Benjamin. Mas não quero maiores comparações, apenas vou dizer que “Quem quer ser um milionário”, ganha na energia, e na história de amor, é claro.

A crueldade e a miséria de uma parte da Índia antiga, que existe até hoje, esquecida pelos meios de comunicação, em um país que toda a riqueza ameniza a pobreza, vista dos olhos dos outros – se assim pode-se dizer. Porém esses mesmo olhos se chocam com essa realidade. É em meio a esse cenário catastrófico que crescem os irmãos Jamal (Dev Petel) e Salim (Madhur Mittal), contrários no caráter. E pelos caminhos da vida conhecem Latika (Freida Pinto), por quem, ainda criança, Jamal se apaixona e arrasta o amor por toda a infância e adolescência mesmo sem nunca ter visto-a novamente.

Jamal, o garoto pobre das periferias indianas participa do quiz de televisão homônimo ao filme, com o objetivo da amada vê-lo, é ajudado pelas lembranças tristes da sua vida e encontra nelas quase todas as respostas para as perguntas.

Slumdog Millionaire, título original, é impecável. Do revezamento de idiomas a fotografia. Da trilha sonora a direção. Das atuações infantis a empatia do casal protagonista. Ousado, inteligente e empolgante. Um brinde a Quem quer ser um milionário. Literalmente.

Nathan Lilja

0 comentários: